image desctription

Sobre

 

O QUE É A LIGA DE KART 44?

A Liga de Kart 44 foi criada em 2017 apenas para os amigos mais próximos, contando com etapas em Maringá/PR, Paranavaí/PR e Campo Mourão/PR. No total, o primeiro ano da Liga contou com 16 pilotos durante todo o Campeonato.

Já no ano seguinte, em 2018, ela foi expandida para todos os interessados, com qualquer nível de experiência, com o intuito de reunir os amantes do kartismo, promover eventos e proporcionar muita diversão, histórias, disputas e comemorações.

E na temporada de 2018 a Liga continuou criando cada vez mais amigos – para ser mais exato, 58 foi o número total de pilotos que entraram na pista para acelerar! Conseguimos premiar os melhores a cada etapa e também os melhores do Campeonato. Incluímos Londrina/PR no calendário, fazendo com que a Liga passasse a atingir boa parte do Noroeste e Norte Paranaense.

O Campeonato 2018 foi marcado por um alto nível competitivo e equilíbrio: foram 6 etapas, nas quais 3 pilotos chegaram à última disputando o título! E a vitória só foi atingida nos detalhes: Daniel Nissola e Fernando Bodra empataram em pontos, vitórias e baterias, sendo o campeão definido pelo número de pódios, com Daniel Nissola subindo ao degrau mais alto!

Em 2019, além do já tradicional Campeonato, a Liga organizou duas novas competições: a Copa Maringá, com corridas somente em Maringá/PR, e as 2h de Londrina, uma prova de longa duração que aconteceu em Londrina/PR.

Somente no Campeonato reunimos 46 pilotos em provas divididas entre as cidades de Maringá/PR, Londrina/PR e Paranavaí/PR, mas com uma enorme inclusão: a final foi disputada no Kartódromo Internacional Speed Park em Birigui/SP! Além disso a Liga de Kart 44 também fez uma super parceria na qual as etapas do Campeonato que aconteceram no Paraná contaram para a Copa Paraná 2019, que sagrou um piloto da nossa liga como campeão do estado!

A Copa Maringá, por sua vez, atraiu 31 pilotos, e as 2h de Londrina contou com 20 pilotos! Fazendo as contas tivemos um total de 97 inscrições em 2019, sendo destes 88 pilotos distintos (alguns participaram de mais de uma competição).

Fomos considerados pelo diretor de prova do Speed Park, Luiz Marcello Santos, (junto a uma liga de kart do MT) a mais organizada e desportiva liga que já passou por lá! O diretor da Copa Paraná, Luiz Aguiar, também afirmou que somos a liga mais organizada dos últimos anos! Isso nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo.

Em 2020 todos fomos surpreendidos com as mudanças que ocorreram no mundo. E com muito esforço e responsabilidade conseguimos realizar a nossa temporada. O nosso campeonato passou a se chamar Troféu Liga 44 e contou com 29 pilotos que correram em Maringá/PR, Paranavaí/PR e Birigui/SP.

Também tivemos mais uma edição da Copa Maringá com a participação de 50 pilotos! E organizamos o nosso primeiro torneio de 1 dia, o MKI – Maringaense de Kart Indoor. A competição aconteceu no Automotiva Kart e teve 24 pilotos inscritos, que tiveram corridas o dia inteiro. Essa competição foi um marco, pois elevou o nível de competição e organização de eventos na região, com uma estrutura de qualidade para todos os presentes.

No ano de 2021 a temporada ainda foi bem afetada pela pandemia, mas mesmo assim a Liga contou com uma expansão tanto das suas competições como dos pilotos – no total tivemos 103 inscrições e 82 pilotos diferentes divididas entre 4 competições paralelas: a já tradicional Copa Maringá, Lite Cup Maringá, Lite Cup Londrina e Lite Cup Challenge (uma disputa entre os pilotos melhor classificados nas Lite Cup Maringá e Londrina).

Além de todo o foco no lado esportivo da Liga, também estamos cientes a respeito do aspecto social que todo grupo deve ter – como parte da inscrição em competições da Liga em 2020 e em 2021 pedimos para que cada piloto fizesse a doação de 1 kg de alimento não perecível, direcionado os alimentos arrecadados para iniciativas assistenciais de cada cidade onde a competição acontece. Essa iniciativa se tornou um padrão para Liga de Kart 44, e será repetida na Temporada 2022!

A Temporada 2022 vem carregada de esperança de termos um ano mais tranquilo fora das pistas, sendo possível assim promovermos cada vez mais atividades para os nossos pilotos! Nossa meta é buscarmos não só um aumento no número de pilotos e patrocinadores, mas também um salto de qualidade esportiva nas competições da Liga de Kart 44, refinando os procedimentos e equipe responsáveis pela gestão das provas, sempre reforçando e estreitando a parceria com os kartódromos.

Todo o esforço da Liga e Kart 44 se resume a um aspecto: proporcionar a experiência mais estimulante e gratificante possível para os pilotos, reunindo um grupo cada dia maior de aficionados pelo automobilismo! Assim como, nos anos anteriores, todos poderão participar, não é preciso ter kart próprio e nem equipamentos, uma vez que estes são fornecidos pelos kartódromos onde corremos!

Com tudo isso dito, já podemos afirmar que somos a maior liga de kart amador do interior do Paraná! Queremos poder contar com o apoio a cada dia de mais pessoas para tornarmos nossa região um foco para os amantes (e praticantes) do automobilismo!

6

Temporadas

15

Competições

333

Pilotos

153

Baterias

COMO SERÁ A TEMPORADA 2022?

As principais diretrizes da Liga de Kart 44 na Temporada 2022 são melhorarmos ainda mais a qualidade desportiva das provas que organizamos, o que já tem sido um grande diferencial dentre as competições da região, e tentarmos atingir públicos com perfis diferentes, trazendo mais pilotos para as pistas.

Para tanto, manteremos a tradicional Copa Maringá como a nossa competição de longo prazo, com provas que percorrem todo o decorrer do ano. Esta é a competição da Liga de Kart 44 que tem obtido o maior sucesso, com uma grande procura durante todo o ano e com o formato de disputa considerado o mais interessante pelos pilotos participantes.

No entanto, de forma complementar, promoveremos uma série de outros tipos de competição mais curtas e focadas em formatos e públicos exclusivos, sempre baseadas, de forma estratégica, nas demandas percebidas e na busca por atingirmos públicos diferentes (como o público feminino, pilotos interessados em competições de apenas um dia, etc.).

Desta forma, em 2022 a Liga de Kart 44 vai visar melhorar ainda mais sua competição longa, a Copa Maringá, e trazer uma maior diversidade de competições, pilotos e público para a Liga de Kart 44.

Clique aqui e veja as competições deste ano.


Administração
Gustavo Vieira de Moura
Fabiano Burgo

Conselho administrativo 2022
Bruno Carvalho Biazetto
Carlos Migliorini Junior
Fabiano Burgo
Gustavo Vieira de Moura
Paulo Henrique Oliveira Silva
Ronaldo Mendes Salles